A Fundação para uma Infraestructura de Informação Livre (FFII) emitiu hoje um comunicado onde acusa a International Organization for Standardization (ISO) de favorecer a Microsoft ao permitir que a norma OOXML fosse aprovada, uma notícia já avançada pelo TeK.



Segundo a organização sem fins lucrativos, a fabricante norte-americana utilizou "práticas injustas como encher comissões técnicas em vários países e intervenções políticas de ministros no processo de normalização" para ver o standard aprovado, e acabou por consegui-lo ao obter 86 por cento dos votos dos membros nacionais com representação no comité composto pela ISO e pela Comissão Electrotécnica Internacional (IEC).



A FFII acusa ainda a Microsoft fazer lobbies nos governos de países como Bélgica, Brasil, Egipto, Portugal, Quénia, Estados Unidos, entre outros, para que estes rejeitassem as decisões dos comités técnicos, que foram contra a aprovação do OOMXL.



Rui Seabra, vice-presidente da ANSOL, e membro do comité técnico nacional, expressa de forma irónica a sua opinião quanto à vitória da Microsoft, referindo que a empresa esta está de parabéns pois conseguiu "forçar um documento incompleto e cheio de erros como standard internacional, que apenas eles podem implementar. Está então provado que o standard de qualidade da ISO/IEC pode ser subvertido".



A guerra entre formatos ganhou novo impulso assim que o modelo open-source ODF foi adoptado como norma ISO. Desde então, diversos governos e entidades privadas migraram para OpenDocument Format como o formato definido para arquivar documentos. No entender da FFII esta tendência acabou por preocupar a Microsoft, que viu a sua "posição dominante no mercado ser afectada", o que levou a fabricante a apressar o seu formato alternativo, Open XML, que se mostra "incompatível", já que não é totalmente aberto, o que torna difícil o desenvolvimento de aplicações por terceiros.



Notícias Relacionadas:

2008-04-02 - Microsoft Portugal considera aprovação de Open XML positiva para a indústria

2008-04-01 - OOXML aprovado como norma ISO

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.