As vendas de filmes em formato Blu-ray dispararam em Janeiro perfazendo mais de 60 por cento do total de discos comercializadas durante o mês de Janeiro. Os valores registados superam os obtidos pelo formato concorrente, o HD DVD, diz a consultora Nielsen VideoScan avançando que por cada 47,14 discos deste formato, vendidos na primeira semana do ano, eram comercializados 100 de Blu-ray.



Ao longo do primeiro mês do ano, a média semanal das vendas de películas em formato Blu-ray oscilou entre os 63,3 por cento e 69,6 por cento, havendo algumas variações entre as primeiras e as últimas semanas de Janeiro. Por outro lado, a média obtida pelas vendas de filmes em HD-DVD não foi além dos 35 por cento.



De acordo com a análise da empresa, tudo leva a crer que um dos factores que impulsionaram as vendas de filmes Blu-ray foi a entrada no mercado da PlayStation 3 que inclui um leitor específico para o referido formato.



Apesar do formato HD-DVD ter conseguido manter posição de destaque durante as primeiras semanas após o lançamento da PS3 nos Estados Unidos, em Novembro, a partir da época natalícia a tendência do mercado inverteu-se e o formato Blu-ray passou a ocupar uma fatia de 53,3 por cento do total de vendas obtidas.



Diversos estúdios de Hollywood e fabricantes de produtos de consumo têm vindo a manifestar apoio a ambos os formatos. Contudo, existem aqueles que dão preferência exclusivamente ao Blu-ray, como é o caso da Goldwyn-Mayer, 20th Century Fox, Walt Disney Pictures e Sony Pictures.


Do outro lado, a Universal Studios apenas permite a distribuição de filmes em formato HD-DVD. A Warner e a Paramount Pictures são os únicos estúdios que distribuem filmes em ambos os formatos.



Do lado dos fabricantes o apoio distribui-se da mesma forma: Sony, Hitachi e Philips apoiam o formato Blu-ray, enquanto que a Toshiba e a NEC dedicam-se HD-DVD.

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