Esta é uma queda maior do que a de 5,2% registada pela consultora Gartner no início do mês. A IDC relaciona a desaceleração nas vendas com o número reduzido de empresas que efetuaram o upgrade do Windows XP, que foi descontinuado o ano passado.

"Depois de um forte 2014, o mercado voltou a um declínio como esperado, com renovações de negócios em desaceleração após o levantamento do ano passado, motivado pelo fim do suporte do Windows XP", afirmou a empresa de análise em comunicado.

A IDC espera que esta desaceleração continue. Maciek Gornicki, um dos analistas principais, declarou que "as taxas de câmbio desfavoráveis, bem como as alterações na divulgação do Bing provavelmente levarão a uma queda no número de unidades expedidas nos próximos trimestres”.

A Acer foi a fabricante de PCs mais atingida pela queda nas vendas no primeiro trimestre, vendo a sua quota de mercado a cair de 9,6% no início de 2014 para 8,7% este ano. A Dell foi pelo mesmo caminho caindo de 11,2% em 2014 para 10,09% em 2015.

Assim como relatado pelo relatório do Gartner, a IDC apontou a HP e a Lenovo como as líderes de fabricantes na EMEA - Europa, Médio Oriente e África. Ambas apresentaram um crescimento anual nas vendas, aumentando 0,1% e 19,8% respetivamente.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico