A Fnac apresentou um leitor de ebooks de marca própria, o FnacBook. O dispositivo deverá começar a chegar às lojas a tempo das compras de Natal, com acesso a uma loja com mais de 80 mil títulos em formato digital.

A informação é avançada pela imprensa internacional, segundo a qual o equipamento apresenta um ecrã táctil de 6 polegadas, aposta na tinta electrónica (como o Kindle, da Amazon) e conta com ligação Wi-Fi e 3G e uma memória interna de 2GB, bem como entrada para cartões MicroSD até 16GB.

Com um peso de 140 gramas, o dispositivo reproduz também fotografias e áudio, suportando formatos como EPUB, TxT, Adobe PDF, JPEG, PNG, BMP, MP3 e HTML. A bateria terá autonomia para 15 horas.

Para já o lançamento do equipamento apenas se encontra confirmado para o mercado francês, de onde a cadeia de lojas é originária, onde será comercializado a partir de 10 de Novembro. Os valores avançados para o preço variam entre os 199 e os 273 euros.

[caption]FnacBook. Imagem do Clubic.com[/caption]

No que respeita aos conteúdos, os utilizadores podem contar já com 50 obras clássicas, de vários idiomas, pré-instaladas. Outros títulos poderão ser adquiridos através da loja de ebooks da Fnac, onde se conta 80 mil livros e mais 750 títulos de banda desenhada, cujos preços são fixados pelas editoras.

O TeK tentou contactar a Fnac em Portugal mas ainda não foi possível obter mais esclarecimentos sobre o produto ou eventual lançamento do leitor no nosso país.

A informação avançada a nível internacional dá conta da comercialização tanto em lojas físicas (em França) como através do site da empresa, mas nada refere a respeito da possibilidade de expedição para outros países. Até porque a distribuição em França decorre em parceria com a operadora móvel SFR, que assegura a ligação à Internet.

[caption]FnacBook. Imagem da AFP[/caption]

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha na designação do formato EPUB.