As The Olympic Esports Series 2023 realizam-se entre os dias 22 e 25 de junho em Singapura. O Jogos Olímpicos dedicados a competições de eSports vão reunir os melhores jogadores de 10 modalidades representadas em formato digital. As competições são organizadas entre o Comité Olímpico Internacional em colaboração com as respetivas Federações Internacionais, assim como as editoras dos videojogos.

O Comité Olímpico revelou que o popular Fortnite, da Epic Games, junta-se à lista final dos títulos em competição. Os 12 melhores jogadores da Fortnite Champion Series vão poder participar na competição olímpica, que terá como organização a Federação Internacional de Tiro. Considerando que as competições pretendem ser pacíficas, foram descartados os principais títulos competitivos, como CS: GO ou mesmo League of Legends. Fortnite, além de oferecer um ambiente mais animado e apelativo a jogadores menores, é também flexível para se adaptar às necessidades da organização.

Veja na galeria imagens dos 10 jogos em competição nos Jogos Olímpicos de eSports:

Não serão aplicadas as habituais regras do jogo, ou seja, os 100 jogadores que lutam pela sobrevivência até sobrar apenas um. Neste caso, nos Jogos Olímpicos, vai ser utilizada uma ilha especial para refletir a modalidade do jogo. Os 12 jogadores vão demonstrar a sua habilidade e pontaria, confrontando-se entre si.

As modalidades representadas nos Jogos Olímpicos de eSports são o arco (Tic Tac Bow), o Basebol (WBSC eBaseball Power Pros), o xadrez (Chess.com), ciclismo (Zwift), a dança (Just Dance), o automobilismo (Gran Turismo), a vela (Virtual Regatta), o tiro (Fortnite), Taekwondo (Virtual Taekwondo), Ténis (Tennis: Clash). Alguns dos qualificadores destas modalidades continuam a decorrer, de forma a encontrarem um lugar nas finais em Singapura na luta pelas medalhas de ouro.

As finais das competições vão ser transmitidas em direto no website oficial das Olimpíadas, mas os interessados em assistir ao vivo também podem comprar os bilhetes para as respetivas modalidades no endereço.