A France Telecom anunciou que os seus investigadores desenvolveram um software que transforma computadores de bolso equipados com câmaras em miniatura em dispositivos móveis com capacidades vídeo. Isto significa que os utilizadores podem estabelecer um contacto vídeo (sem fios) entre dois computadores de bolso, tipo PDAs, ou entre um PDA e um computador multimédia.



De acordo com a operadora francesa, este desenvolvimento permite que se possam estabelecer facilmente ligações directas entre duas pessoas em locais diferentes, sem qualquer ligação por fio. Ao som junta-se a imagem do interlocutor que se exprime com a qualidade sonora de uma chamada de voz convencional.

A chamada pode ser precedida pela transmissão de informação pessoal, como cartões de visita, animações multimédia, logotipos, etc. O utilizador pode ainda mostrar ao seu interlocutor o local onde se encontra orientando livremente a câmara incorporada no seu PDA.



Denominada "eConf", a nova aplicação da France Telecom torna desnecessários equipamentos adicionais, fornecendo aos PDAs o poder de processamento necessário para este género de funcionalidade, apesar dos recursos limitados inerentes a estes dispositivos portáteis.



No comunicado que anuncia o novo produto, a operadora francesa indica ainda que a eConf é compatível com todas as especificações de comunicação móvel.



Notícias Relacionadas:

2002-05-06 - France Telecom desenvolve protótipo de ecrã maleável para inserir na roupa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.