A Free Software Foundation iniciou uma campanha contra o novo Windows Vista da Microsoft que considera passível de criar danos para o utilizador.



Os argumentos da Fundação estão compilados num blog que se designa Badvista e onde são apresentados vários argumentos contra a nova actualização de software da Microsoft considerada por John Sullivan, presidente da Fundação, como apenas um "facelift".



"É sobretudo [o novo Vista] um passo atrás no que se refere a um dos aspectos mais importantes da utilização do computador que é a possibilidade de controlar o que estamos a fazer", acrescenta.



Na mesma linha a FSF caracteriza as novas funcionalidades do Vista como "cavalos de tróia" criados para criar cada vez mais restrições.



O blog propõe alternativas ao Vista, suportadas em produtos de código aberto que garantem a generalidade das funções asseguradas pelo sistema operativo da Microsoft.



Não obstante os esforços das organizações pró-software livre a tendência do mercado parece ir no sentido de manter a liderança sólida da Microsoft, sobretudo no mercado de utilizadores finais.



Ainda recentemente um estudo da Ovum considerava que o Vista tem a possibilidade de protagonizar a migração mais rápida de sempre, numa actualização da Microsoft. De acordo com os números apurados pela consultora é expectável que ao longo do primeiro ano de vida o Vista conquiste 15 por cento dos utilizadores do Windows.



Números mais recentes que integram uma pesquisa realizada no Reino Unido a 1300 pessoas, publicados recentemente na ZdNet indicam que 70 por cento dos profissionais de Tecnologias de Informação têm intenção de migrar para o Vista ao longo do próximo ano.



Um outro estudo da IDG, também recente, mostra que ao longo do primeiro ano de vida o Vista será instalado em 100 milhões de computadores.



Notícias Relacionadas:

2006-11-27 - Ritmo de adesão ao Windows Vista vai superar versões anteriores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.