A Fujitsu Laboratories revelou hoje ter desenvolvido um novo sistema de transferência de ficheiros entre PCs e dispositivos móveis, sem fios, usando uma tecnologia de deteção de imagens para garantir todo o processo.
O novo sistema será apresentado publicamente na próxima edição do Mobile World Congress, que se realiza entre 25 e 28 de fevereiro na cidade de Barcelona.


De acordo com um comunicado divulgado pelo fabricante nipónico, a tecnologia desenvolvida assenta na criação de uma camada de informação invisível sobre as imagens dos ficheiros exibidos no ecrã de um computador, cujo registo por uma câmara permitirá executar a transferência automática de ficheiros entre os dois dispositivos.


Por exemplo, ao exibir num computador uma determinada imagem relativa ao ficheiro pretendido, o utilizador poderá registar a mesma com a câmara do seu telemóvel, transferindo de imediato esse ficheiro, usando um protocolo seguro de comunicações - como o FTPS - e uma "normal" tecnologia de transmissão sem fios.

[caption]esquema[/caption]


Em termos práticos, a Fujitsu defende que além de tornar o processo de transferência mais simples e rápido, o novo sistema permite também que o mesmo ficheiro possa ser transferido para vários dispositivos móveis em simultâneo, bastando apontar a respetiva câmara. Tudo isto em tempo real e com autorizações de acesso apenas para os dispositivos pretendidos pelo utilizador.


Todo o processo parte da incorporação de informações - endereços de IP e outras - nas imagens que são exibidas, através de pequenos sinais microscópicos de luz, invisíveis para o utilizador, mas que a câmara de um telemóvel conseguirá detetar.


As utilizações para este novo sistema poderão ser feitas no âmbito profissional e pessoal, seja em eventos onde a informação é exibida num grande ecrã, para vários utilizadores a transferirem, seja no processo de transferência de uma foto captada num telemóvel para um computador.


Ainda segundo a Fujitsu, o novo sistema poderá ser comercializado já no próximo ano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico