A Tesla anunciou a disponibilização do Autopilot 8.1, uma versão do software que pretende reforçar o conjunto de capacidades de condução autónoma que tem vindo a ser integrado nos seus Model S e Model X desde outubro de 2016.

Como habitual, a atualização – over the air – começou  pelos Estados Unidos e deverá alargar-se ao resto do mundo durante os próximos dias.

Em concreto, traz novidades para os carros equipados com o chamado pacote de Hardware 2, abrangendo funções como o aviso de colisão dianteira ou o controle de cruzeiro que adapta a velocidade do carro à do tráfego circundante.

A importância de tais funções ficou demonstrada no final do ano, quando na Holanda, numa autoestrada perto de Eindhoven, um Tesla Model S conseguiu prever um acidente entre dois carros à sua frente e parou antes do mesmo acontecer.

A atualização agora iniciada traz também reforços ao nível da popular funcionalidade Summon, aquela que permite ao proprietário do carro chamá-lo até ao local onde se encontra, bem ao género de um David Hasselhoff na pele de Michael Knight, com a célebre frase “KITT, vem-me buscar”.