A Tesla avançou finalmente com o seu prometido serviço de transporte autónomo, o robotaxi. Austin, no Texas, foi a primeira cidade a receber o serviço, este domingo, ainda assegurado por Teslas Model Y. A marca anunciou que os clientes vão pagar uma tarifa plana de 4,20 dólares para se deslocarem no robotaxi da Tesla.

Havia dúvidas em relação à forma como os veículos autónomos da marca seriam apoiados por supervisão humana. Na informação disponibilizada, a Tesla garantia que o robotaxi tem condução autónoma, com supervisão humana muito próxima. Nos testes realizados nas últimas semanas isso significou ter um humano ao volante.

Segundo a Reuters, nos primeiros carros disponibilizados para o serviço de transporte pago, continua a existir um humano no carro para supervisionar o serviço, que está sentado no banco do pendura.

A agência também avança que nos últimos dias alguns influenciadores receberam convites para experimentar o robotaxi da marca, quando o serviço começasse a funcionar. Na página de suporte, ainda está a informação de que neste momento só é possível usar o robotaxi por convite.

Também já se sabia que o serviço ia arrancar com um número muito reduzido de veículos, que será escalado progressivamente. Para já estarão a trabalhar cerca de uma dezena de veículos, apoiados por uma aplicação móvel que permite chamar o carro, pagar e controlar toda a experiência, como em qualquer outro TVDE. A plataforma foi criada pela Tesla, que terá interesse em vendê-la a outros fabricantes.

Texas impõe novas regras para serviços com carros autónomos

O novo serviço da Tesla avança quase ao mesmo tempo que uma nova legislação no Texas, aprovada na sexta-feira, que revê as regras para a circulação de veículos autónomos naquele Estado. As novas regras entram em vigor no início de setembro.

A nova lei exige que qualquer nova operação de veículos autónomos conte com uma autorização do Estado do Texas antes de avançar, uma medida que pretende reforçar a segurança associada à circulação dos veículos autónomos na região. A autorização vai depender da capacidade das empresas para responderem a um conjunto de situações, incluindo situações de emergência.

No futuro, espera-se que o robotaxi da Tesla seja assim

O Estado do Texas tinha desde 2017 a legislação mais permissiva do país em relação à circulação de carros autónomos, proibindo mesmo cada cidade de definir regulação própria para o efeito.

Para Elon Musk, o lançamento do robotaxi é o “culminar de uma década de trabalho árduo”, escreveu numa publicação na sua rede social X. O patrão da Tesla acredita que o serviço será um marco na afirmação da condução autónoma, mesmo que se saiba que o robotaxi vai manter a supervisão de um humano e funcionar apenas em zonas mais seguras e só com determinadas condições meteorológicas.

69% dos carros vendidos em 2024 com apoio à condução autónoma de Nível 1

Para a Tesla, como para as restantes marcas, no entanto, atingir o Nível 5 de autonomia é a meta. Um estudo acabado de divulgar pela Berg Insights analisou o panorama global a este nível e concluiu que 68,6% de todos os carros vendidos globalmente em 2024 já cumpriam os requisitos para a condução automatizada SAE Nível 1 (L1) ou superiores. Até 2030, prevê-se que a percentagem atinja 90,4 por cento.

Já a percentagem de automóveis novos vendidos com sistemas de condução automatizada L2 deve aumentar de 28,1% em 2024, para 51,2% em 2030. Nesse ano, 8,6% de todos os automóveis novos, cerca de 7,7 milhões de veículos, já devem ser vendidos com capacidades L3 e 2,6 milhões de veículos de passageiros vão ter capacidades de condução autónoma de Nível 4.