Sam Altman, o líder e co-fundador da OpenAI estará a tentar angariar financiamento para pôr em marcha um plano estratégico que tem ambição de transformar a capacidade de produção da indústria de semicondutores, nomeadamente no que se refere à capacidade de produzir chips para treinar modelos de inteligência artificial.

A notícia está a ser avançada pelo The Wall Street Journal, que cita fontes próximas ao processo. Segundo a mesma publicação, colocar o plano de Sam Altman no terreno pode representar investimentos entre os 5 e os 7 biliões de dólares, triliões na contagem americana.

Entre os possíveis investidores contactados pelo CEO da dona do ChatGPT estará o Governo dos Emirados Árabes Unidos, mas as conversas estarão também a decorrer com fabricantes de chips, empresas de energia e outro tipo de investidores, para em conjunto criarem novas infraestruturas de fabrico de semicondutores (foundries). As negociações estarão numa fase inicial.

A exigência em termos de recursos de computação é um dos grandes desafios ao crescimento da OpenAI e ao treino dos seus modelos. O CEO da OpenAI já assumiu aliás várias vezes que não há chips em quantidade suficiente no mercado para responder às necessidades de treino dos LLM.

Vale a pena sublinhar que as vendas globais de chips em 2023 valeram 595,3 mil milhões de dólares, de acordo com dados da Semiconductor Industry Association. Cresceram 13,1% mas ainda assim para ficar em valores muito inferiores ao investimento referido como necessário para pôr em prática o plano de Sam Altman.

O Financial Times escreve também esta sexta-feira que no final do ano passado a OpenAI terá atingido a marca dos 2 mil milhões de dólares em receitas, um valor que a empresa acredita ter condições para duplicar até 2025, tendo em conta o interesse nas suas tecnologias.

O site The Information tinha também adiantado que no ano de 2023, a OpenAI teria alcançado receitas de 1,6 mil milhões de dólares e que entre outubro e o final do ano conseguiu aumentar a faturação em 300 milhões, graças ao crescimento do ChatGPT. Nenhum dos dois valores foi confirmado oficialmente pela empresa.