A fabricante de automóveis norte-americana General Motors estará a testar um software que vai permitir aos condutores actualizarem o estado no Facebook enquanto conduzem, através de comandos de voz.

De acordo com a informação avançada por vários meios de comunicação internacionais, o sistema vai ainda permitir ouvir mensagens enviadas ao utilizador através da rede social, que são lidas em voz alta pelo "carro". O condutor poderá também ditar mensagens e solicitar o seu envio através do Facebook.

A possibilidade surge com a integração entre a rede social e software OnStar, da GM, que providencia soluções de informação e entretenimento de bordo para os carros da companhia.

De acordo com a Associated Press, a novidade já foi confirmada pela fabricante, que conta no seu portefólio com marcas como a Chevrolet, Buick, Cadillac ou GMC.

Outros detalhes sobre o software incluem a possibilidade de solicitar a leitura de SMS e responder-lhes usando uma de quatro respostas previamente determinadas, através de um botão colocado no volante, adianta a mesma fonte.

A empresa não disse quando estariam disponíveis as novas funcionalidades, tendo o porta-voz citado colocado enfoque na necessidade de proceder a avaliações para garantir que a ferramenta não impede os condutores de prestarem atenção à estrada.

As novas funcionalidades do OnStar vêm concorrer com o sistema Ford Sync, concebido em parceria com a Microsoft, que leva opções como a navegação na Internet para dentro do cockpit dos carros da marca - como o TeK explicou num artigo.