O facto da Google e dos seus serviços serem censurados na China não impediu que a gigante tecnológica abrisse um laboratório voltado para a IA naquele país.

Tendo como objetivo atrair talentos locais, o centro vai ter “uma equipa pequena focada no avanço da pesquisa básica de IA em publicações, conferências académicas e troca de conhecimentos", disse a Drª Fei-Fei Li, Chief Scientist na Google Cloud e que vai dirigir o centro de pesquisa.

Mas, não vai ser fácil granjear os melhores profissionais, uma vez que a Google enfrenta a concorrência feroz de gigantes chinesas como a Alibaba Group Holding, Tencent Holdings e Baidu, que dominam a cena tecnológica nacional.

E, apesar das autoridades chinesas terem demonstrado forte apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de IA no país, têm imposto regras ainda mais restritivas às empresas estrangeiras de forma a bloquear influências que infringem a estabilidade e as ideias socialistas.

Agora é oficial: China aprova leis de censura para a internet
Agora é oficial: China aprova leis de censura para a internet
Ver artigo

O novo centro de pesquisas de inteligência artificial da China da Google vai juntar-se aos centros similares de Nova Iorque, Toronto, Londres e Zurique.