A Google apresentou hoje uma nova linguagem de programação para desenvolvimento de aplicações Web, que visa afirmar-se como uma alternativa ao popular JavaScript. Os interessados podem começar a experimentar a novidade ainda em fase de testes.

Dart é o nome da proposta da gigante das pesquisas, dada a conhecer esta segunda-feira, numa conferência na Dinamarca e detalhada numa mensagem publicada no blog da companhia.

Segundo avançou o programador Lars Bak, a nova linguagem destina-se a todo o tipo de escalas, desde os projetos pequenos e não estruturados aos grandes e complexos. Os objetivos enunciados passam pela criação de uma "linguagem estruturada mas simples" para a programação Web.

Oferecer uma alternativa com a qual os programadores se sintam familiarizados e que se apresente como intuitiva, sendo, por isso, fácil de aprender e "assegurar que a nova linguagem garante alta performance em todos os modernos browsers e ambientes, desde os dispositivos portáteis à execução ao nível do servidor", explica o responsável online.

A acompanhar a apresentação oficial foi colocado à disposição dos programadores um site dedicado à nova linguagem, onde se incluem ferramentas para criação de programas em Dart, amostras de código e tutoriais, especificações da linguagem e fóruns de discussão.

Os programas criados em Dart poderão ser corridos numa máquina virtual dedicada ou recorrendo a um compilador que traduza o código para JavaScript para que este possa ser lido pelos browsers que não suportam a nova linguagem.

O browser da Google deverá servir como um veículo para levar a novidade à Web. Segundo adiantou Lars Bak, a máquina virtual de Dart ainda não está integrada no Chrome, mas os responsáveis planeiam explorar essa possibilidade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.