A Google calculou com sucesso o número Pi com 100 biliões de casas decimais. Esta é a segunda vez que a gigante de Mountain View recorre à plataforma Google Cloud para o cálculo de um número recorde de casas decimais, triplicando o número de dígitos em apenas três anos.

Como explica no seu blog oficial, em 2019, a empresa calculou o número PI com 31,4 biliões de casas decimais, estabelecendo um novo recorde mundial do Guiness na época. Dois anos depois, cientistas da University of Applied Sciences of the Grisons, na Suíça, bateram o recorde e elevaram para 62,8 biliões o número de casas decimais. Hoje, a Google volta a elevar esse número.

Quando quebrou o recorde em 2019, a tecnológica precisou de 121 dias para chegar a 31,4 biliões de dígitos. Desta vez, foram necessários 157 dias para chegar aos 100 biliões, o que, segundo a empresa, demonstra o quão longe os computadores chegaram.

Entre os avanços que tornaram o recorde possível destacam-se melhorias no Compute Engine, o serviço de computação da Google Cloud, incluindo a família de máquinas Compute Engine N2, uma largura de banda de 100 Gbps, interface de rede virtual NIC do Google e discos permanentes.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 16h39)