O Windows XP já lá vai. Pelo menos no que diz respeito ao suporte oficial da Microsoft, já que as estatísticas mostram que a quota do sistema operativo ainda ronda os 17% a nível mundial - tendo ainda uma distância confortável para os 10,5% registados pelo Windows 8.

E para os que ainda usam XP, uma das formas de reduzir os riscos é através da atualização constantes de todos os outros programas que existem no computador. O Chrome é um dos browsers mais populares a nível mundial - e o mais usado pelos portugueses -, pelo que o fim do seu suporte traria mais uma dor de cabeça.

Mas a Google decidiu dar uma aspirina aos internautas. Depois de ter definido abril de 2015 como o último mês no qual entregaria atualizações ao Chrome para Windows XP, a tecnológica de Mountain View revê a meta para o final do ano.

Agora estão garantidos todos os updates para o Chrome do Windows XP até dezembro de 2015.

O que a Google ainda não confirmou, de acordo com o PC World, é se esta é a meta definitiva ou se a Google estará ainda disposta a mais um alargamento do período de suporte, dependendo de como evolui a quota de mercado do XP.

A questão do suporte do Windows XP surge apenas a alguns meses do lançamento mundial do Windows 10, a nova versão dos sistema operativo da Microsoft que tem como missão fazer esquecer o menos bem sucedido Windows 8.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico