A Google disponibilizou o seu sistema de incubação de cibersegurança Jigsaw, que permite uma maior proteção na web de ataques massivos através de flooding, ou seja, campanhas maliciosas de DDoS. As operadoras europeias podem assim, pela primeira vez, ter acesso à ferramenta Project Shield, concebida para proteger as operações políticas e respetivos websites de serem desligados através de ataques DDoS. A tecnologia estava disponível nos Estados Unidos e chega agora à Europa, em vésperas das eleições para o Parlamento Europeu, como avança o Engadget.

O objetivo principal do sistema é garantir que ninguém consiga derrubar um website com informações vitais ligadas às eleições. Mas também de outros serviços associados, sejam publicações, jornalistas, grupos de direitos humanos, sistemas de monitorização das eleições, e outros.

Os ataques DDoS invadem os websites com excesso de informação, acabando por causar saturação aos servidores, que se desligam, ficando inoperacionais para quem os necessite. O Project Shield protege os mesmos ao detetar tráfego malicioso, rejeitando as tentativas de se ligar a esses servidores.

As eleições do Parlamento Europeu decorrem em maio, e espera-se os habituais ataques e interferências, sobretudo quando se discute a saída do Reino Unido da União Europeia.