A Google e a IBM devem anunciar hoje um acordo de cooperação que envolvendo ainda seis universidades norte-americanas. Esta aliança tem como objectivo fornecer às universidades a possibilidade de utilizarem infra-estruturas complexas, datacenters com milhares de unidades de processamento, para objectivos de formação e investigação na área de aplicações na rede, adiantou o New York Times.

O conceito de cloud-computing ou computação na rede descreve a deslocalização das aplicações e dos serviços, do desktop do utilizador para uma rede de datacenters capazes de operar e repartir cargas computacionais a uma escala mundial, garantindo as ligações através de sistemas de grelha, ou grid computing.

A maior parte da pesquisa e desenvolvimento na área de computação na rede tem sido liderada por empresas como a Google e a IBM, tendo os laboratórios universitários dificuldade em assegurar o acesso dos seus estudantes e investigadores aos datacenters e demais infra-estruturas necessárias, o que poderia levar a um estrangulamento da inovação.

De forma a evitar essa desacelaração do desenvolvimento, as duas empresas planeiam investir cerca de 30 milhões de dólares durante os próximos dois anos, através da criação de datacenters disponíveis para as faculdades. A Google está já a construir uma instalação com mais de 1600 processadores e que deverá estar pronta no final deste ano. Os datacenters irão funcionar sobre o software open source de gestão de centros de dados da Google.

A investigação na área do cloud-computing é essencial ao negócio da Google e da IBM, que têm investido fortemente nesta área. A Google representa o maior expoente da aplicação de cloud-computing no seu modelo de negócio, providenciando motores de busca e aplicações na rede a nível global, através de datacenters espalhados por todo o mundo, enquanto a IBM quer capitalizar a experiência na construção de datacenters e serviços Web dirigidos às empresas.

Notícias Relacionadas:

2004-11-08 - IBM propõe grid mundial para acelerar investigação na saúde

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.