O Google e a Volkswagen americana anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de um sistema de navegação automóvel com qualidade fotográfica. A parceria conta também com a colaboração da Nvidia, responsável pelos gráficos da nova solução.



O sistema, cujo protótipo foi apresentado na CES, promete melhorias significativas face às tradicionais ofertas de navegação que usam um sistema linear para mostrar percursos, com imagem fotográfica das rotas disponíveis, incluindo edifícios, casas ou lojas que as atravessem.



Será por exemplo possível descobrir lojas dentro de centros comerciais ou uma bomba de gasolina em determinada zona, ficando também a saber que outras opções tem na área circundante e quais os preços do combustível.



Para interagir com o sistema o condutor deve utilizar o ecrã de toque definindo um destino. Irá receber informação do melhor percurso disponível, face às condições de tráfego. Antes de uma viagem é possível pré-visualizar um percurso assim com um hotel ou restaurante que se pretenda visitar na viagem.



Para já as empresas não avançam previsões de uma data para disponibilizar o novo sistema em automóveis. Dizem apenas ter planos para continuar a fazer algumas demonstrações públicas em eventos do sector.



As imagens disponibilizadas neste serviço são recolhidas via satélite pelo Google que também usa a informação no polémico Google Earth e são combinadas com mapas de estradas. O veículo é equipado com um sistema de GPS.



Notícias Relacionadas:

2006-01-24 - TomTom lança solução para estreantes em sistemas de navegação automóvel


2004-07-08 - Route 66 transporta sistema de navegação geográfica para telemóveis Symbian