A Google bem tentou reverter a situação, mas não terá sido bem-sucedida. A gigante da Internet está a ser investigada pelas autoridades europeias e americanas, por alegadamente ter "espiado" os utilizadores do browser da Apple, recolhendo informações importantes para a venda de publicidade.



Tal como quando as suspeitas foram levantadas, é o The Wall Street que avança a informação, citando fontes próximas aos processos.



A questão surgiu num artigo publicado a 16 de fevereiro em que se afirmava que a Google teria recorrido a um código de programação que permitia ultrapassar um mecanismo de segurança do Safari de impedimento à criação de cookies associados à utilização de uma funcionalidade do Google+.



Para contornar a situação, a tecnológica (e as empresas de publicidade online Vibrant Media, Media Innovation Group e PointRoll), terão recorrido a linhas de código que fizeram com que o navegador da Apple permitisse a criação dos cookies, "enganando" o browser, para que este encarasse a operação como associada ao preenchimento de um formulário da Google.



O Wall Street Journal afirmava igualmente que o alegado código foi desativado pela Google, depois de esta ter sido confrontada com o assunto pela redação.



A investigação na Europa foi acionada pela Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés (CNIL) e junta-se ao processo em curso sobre a mudança de política de privacidade, promovida recentemente pela Google.



Nos Estados Unidos, a Federal Trade Commission estará a analisar se as ações da Google violam o acordo estabelecido no ano passado com o Governo norte-americano em redor da temática da privacidade. Se tal se vier a provar, a gigante das buscas pode enfrentar uma multa de 16.000 dólares por infração, ao dia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.