O Google anunciou o lançamento de uma nova ferramenta para o Picasa. O Picasa Web Album está ainda disponível na versão beta e limitado a um número restrito de utilizadores que possuam uma conta no webmail do Google, o Gmail.



Esta ferramenta foi concebida para que os utilizadores possam colocar as suas fotos na Internet de modo a que estas sejam partilhadas com outros utilizadores que tenham conta no mesmo serviço de email. Contudo, para visualizar as fotos não é necessário ser utilizador do Gmail. O Picasa Web Album permite ainda que todos os amigos e contactos sejam avisados sobre os novos álbuns disponíveis através de um link especial, que os utilizadores podem enviar a quem quiserem.



De acordo com as informações disponíveis no site da empresa, o espaço de armazenamento para as fotos é de 250 MB, o suficiente para armazenar cerca de mil fotos, sendo apenas necessário "um clique para que as imagens fiquem online", refere Adrian Graham, product manager do Picasa à C|net.
As imagens colocadas online são automaticamente compactadas de modo a caber no ecrã, afirmou o mesmo responsável.



Esta nova funcionalidade, faz com que o Google possa concorrer com o popular Flickr, um serviço de partilha online de fotos ligado ao portal concorrente Yahoo.


O Picasa Web Album já está disponível para download na Internet, com versões em vários idiomas, incluindo o português.



A partilha de fotos online é uma prática que está a ganhar cada vez mais adeptos entre os internautas de todo o mundo. O hi5 é um dos exemplos mais populares desta realidade, contando já com milhões de utilizadores que tiram partido do serviço para partilhar as suas fotos e vídeos preferidos com os restantes utilizadores.

Notícias Relacionadas:

2006-06-07- Google lança aplicação de folhas de cálculo online


2006-05-27- Google anima área da publicidade com a introdução de vídeos
2005-01-19 - Google lança nova versão do seu software gratuito para gestão de fotografias