Ainda é difícil andar em realidade virtual. Apesar de ser possível fazê-lo com um controlador, existem várias limitações que nos inibem de reproduzir o movimento com o nosso corpo. Para bem da imersividade, esta é uma das próximas barreiras a ultrapassar e a Google tem uma ideia de como resolver o problema. Recentemente, a tecnológica registou uma patente que difere das soluções existentes. O aparelho em causa consiste num par de patins inteligentes, com sensores que monitorizam a posição dos pés e pequenos motores que levam o utilizador até à zona de segurança caso este se aventure para além do perímetro estabelecido.

Os documentos entregues ao gabinete de patentes contam com vários protótipos, que integram rodas uni e multidirecionais, para poderem dar resposta ao movimento lateral.

tek patins google

Ainda não é certo que a Google venha a transformar este conceito num produto final, mas é positivo que a tecnológica norte-americana esteja a pensar num futuro em que a realidade virtual não seja uma experiência tão claustrofóbica.

Atualmente, as soluções que existem para expandir os movimentos de locomoção de um jogador, consistem em passadeiras de 360º, que são demasiado caras para comercializar às massas. A alternativa passa por jogar em espaços amplos, o que não é possível de replicar numa casa comum.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.