O projeto Cardboard correu tão bem à Google que a empresa decidiu produzir uma segunda versão: agora suporta dispositivos móveis com ecrãs até seis polegadas e apenas precisa de três passos para ser montado, em comparação com os 12 passos do modelo original.

Mas a aposta da Google na realidade virtual vai contar com mais dois projetos: Experiences e Jump.

No primeiro as escolas norte-americanas vão poder "encomendar" vários óculos de realidade aumentada feitos em cartão e que virão acompanhados de um tablet. O dispositivo principal fica para o professor que vai poder escolher experiências de realidade virtual que os alunos poderão "viver" todos ao mesmo tempo, sincronizados.

Já o Jump é um projeto da Google que se centra num suporte para câmaras: 16 para ser mais exato. Neste campo a tecnológica firmou uma parceria com a GoPro para que os utilizadores possam usar as câmaras de ação para captar vídeos imersivos e estereoscópicos. O segredo está depois no algorítmo que a Google aplica sobre as imagens para criar uma experiência de imersão quase sem falhas e que faz com que o utilizador sinta que "saltou" para determinada localização.

Tirando a nova versão do Google Cardboard as restantes iniciativas só vão ficar disponíveis no verão, mas além de vincar o interesse da tecnológica na realidade virtual, é também um sinal claro de que prefere apostar no ecossistema dos conteúdos - aquele que atualmente não conta com muitos nomes de grandes tecnológicas.

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