Sem que nada o fizesse prever, a Google decidiu renovar o computador topo de gama Chromebook Pixel. A tecnológica norte-americana pouco mexeu na máquina, renovando-a sobretudo nos pontos mais vitais: processador e bateria.

A nova versão do dispositivo vem equipado com a quinta geração de processadores Intel Core i5 e agora a bateria garante uma autonomia de 12 horas, quando a primeira versão garantia apenas quatro.

Destaque ainda para o facto do Chromebook Pixel vir equipado com duas portas USB-C, a nova norma da entrada multimédia que permite, entre outras tarefas, o carregamento do portátil. Nesta área a Google terá atingido um bom desempenho pois será possível garantir duas horas de utilização apenas com 15 minutos de carregamento.

A construção em alumínio mantém-se assim como o ecrã de 12,85 polegadas com uma resolução de 2.560x1.700 píxeis. Memória RAM de 8GB e 32GB de armazenamento interno são outras especificações técnicas garantidas.

As pequenas modificações feitas no computador vêm acompanhadas de um novo preço - 999 dólares, cerca de 750 euros - o que para muitos continuará a ser um exagero. Isto porque a máquina vem equipada com Chrome OS, um sistema operativo baseado na Web e porque dentro deste ecossistema existem portáteis interessantes com preços a partir dos 250/300 dólares.

A tecnológica de Mountain View não parece disposta a desistir do seu computador e reforça o compromisso com o Chrome OS, que cada vez tem mais fabricantes parceiros incluindo as principais marcas de portáteis do mundo como Lenovo, Acer, HP ou Toshiba.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico