Três anos depois de ter lançado o seu serviço de cloud gaming Stadia, este chegou hoje ao fim. A tecnologia que permitia jogar os principais títulos através de um simples browser foi elogiada, mas a Google nunca apostou verdadeiramente no serviço. Começou por contratar nomes sonantes da indústria para liderar estúdios internos, prometeu títulos exclusivos para os seus subscritores, mas a gigante tecnológica nunca deu muito tempo ao negócio de maturar. E gradualmente foi mudando a sua estratégia, desistindo dos seus lançamentos internos, encerramento das equipas, até ao último fôlego do serviço Stadia que encerra hoje.
Muitas perguntas foram levantadas sobre o que acontecia aos investimentos que os jogadores fizeram na aquisição de jogos para o serviço. A Google prometeu reembolsos para as respetivas aquisições, incluindo para o seu comando proprietário, que tinha sido otimizado para o serviço. Neste caso, o comando vai poder continuar a ser utilizado no PC ou outros equipamentos através do novo suporte a Bluetooth. O firmware já se encontra disponível e pode fazer o download. De notar que a atualização vai desligar permanentemente a sua funcionalidade principal de conetividade por Wi-fi. Deverá dessa forma apenas atualizar o comando quando o serviço encerrar definitivamente durante o dia de hoje. A atualização vai estar disponível até ao dia 31 de dezembro.
O que fazer para ser reembolsado?
A Google revelou que o programa de reembolso dos jogadores afetados pelo encerramento do Stadia começou a partir do dia 9 de novembro de 2022, embora antecipasse que a maioria o fizesse hoje, data do fecho do serviço. A tecnológica diz que vai tentar proceder automaticamente ao reembolso dos utilizadores elegíveis que compraram não apenas jogos, mas também outros conteúdos e subscrições para lá do Stadia Pro, através da loja Stadia Store.
O processo pode ser demorado, pois terá de analisar cada transação feita. Devido a isso, a Google pede paciência aos utilizadores, pedindo para evitarem o contacto com o Apoio ao Cliente, uma vez que nesta altura não terá a capacidade de proceder ao reembolso. A empresa diz que espera poder proceder à maioria dos reembolsos durante o dia de hoje.
Veja na galeria alguns dos jogos que faziam parte do catálogo do Stadia:
Se considera que está elegível para receber o respetivo reembolso dos conteúdos, os valores a receber serão creditados automaticamente no mesmo método com que fez o pagamento. Por exemplo, na conta em que utilizou o cartão bancário para o pagamento. No caso de não ser possível ou se o sistema não conseguir proceder ao respetivo reembolso, os utilizadores deverão receber um email na conta registada para a compra, com as instruções necessárias de como criar um sistema alternativo para receber o valor.
Utilizadores que tenham eventualmente desistido anteriormente do serviço e tenham apagado a sua conta também são elegíveis para o reembolso. A sistema vai tentar proceder automaticamente à devolução dos valores correspondente ao formato original do pagamento. Se o sistema falhar e os utilizadores acharem que são elegíveis podem contactar o serviço de apoio ao cliente e disponibilizar o email da conta apagada, a data da última transação e o respetivo valor pago. A Google diz que estabeleceu uma parceria com o serviço Payoneer para ajudar nos reembolsos, incentivando os utilizadores a se registarem e utilizarem, no caso de não ser possível receber os valores no mesmo sistema com que fez o pagamento.
Relativamente ao reembolso de hardware, a Google diz que são elegíveis o Stadia Controller, Founder's Edition, Premiere Edition e o pack Play and Watch with Google TV que tenham sido adquiridos através da Google Store. A Google diz que na maioria dos casos, não terá de devolver o hardware que comprou para ter acesso ao reembolso, mas poderá ter de mostrar a prova de compra dos mesmos para iniciar o processo.
Estão também contemplados nas transações de software qualquer compra de expansões ou conteúdos digitais dos jogos que tenham sido realizados na loja do Stadia. Se comprou créditos próprios de determinados jogos através do Stadia, também pode receber o reembolso. Por outro lado, as subscrições do serviço Stadia Pro não podem ser reembolsadas. Mais informações para dúvidas que tenha estão disponíveis na página de perguntas e respostas sobre o Stadia.
Empresas estão a ajudar os jogadores a migrar os seus jogos
Talvez mais importante que o valor dos jogos é o tempo que se investiu a jogá-los e os respetivos conteúdos desbloqueados e o avanço nos mesmos. O cancelamento do serviço vai fazer com que os jogadores percam as suas gravações de progresso (saves). E jogos como Assassin’s Creed Valhalla, Red Dead Redemption ou Hitman podem significar dezenas e dezenas de horas de investimento.
Felizmente desde cedo que algumas das principais editoras procuraram soluções para ajudar os jogadores interessados a migrar os seus jogos. A Ubisoft disponibiliza o sistema Ubisoft Connect para ajudar os utilizadores que tenham títulos do seu catálogo no Stadia para o PC, bastando ligar a conta do serviço da Google. Pode ler mais sobre como proceder na sua página de ajuda e dessa forma “salvar” os seus jogos da Ubisoft que tenha adquirido no Stadia.
A IO Interactive criou um sistema de migração, disponível até ao fim do serviço do Stadia, permitindo salvaguardar o progresso de Hitman: World of Assassination e respetivos conteúdos para o PC. A editora lembra que o processo só pode ser feito uma vez e as datas estão a expirar. Pode saber mais sobre o processo na sua página de ajuda.
Para os jogadores de Red Dead Redemption 2 que continuam ativos na sua componente online (Red Dead Online) no Stadia também não vão perder o seu progresso. Numa mensagem do Twitter, em resposta a um jogador preocupado, a editora disse que todos os jogadores ativos na plataforma 30 dias antes da Google ter anunciado o fecho do serviço podem migrar os seus créditos RDO$, barras de ouro, experiência, tokens para outra conta seja no PC, Xbox One ou PlayStation 4. Os jogadores devem ter a sua conta ligada à Rockstar Social Club.
No caso dos jogadores de Destiny 2, que tenham personagens criadas na sua conta do Stadia, também podem migrar, embora a data limite tenha disso marcada para hoje. O que necessita de fazer é ativar o Cross Save para que não perca as personagens, itens, emblemas, a sua conta da Bungie.net e compras que tenha feito na plataforma Eververse e respetivos passes de temporada. Mais informação sobre a migração da conta pode ser feita na página de suporte da Bungie.
Outros jogos e serviços que necessite migrar deverá consultar as respetivas notas das editoras e websites oficiais para mais informação. Uma das dúvidas sobre o encerramento do serviço dizia respeito ao até então único exclusivo lançado para o Stadia, o jogo Gylt produzido pela Tequila Works. O estúdio confirmou que durante 2023 será adaptado a outras plataformas disponíveis no mercado. Há ainda um jogo, criado internamente pela Google para o Stadia, que foi disponibilizado já depois do anúncio do encerramento do serviço. Trata-se de Worm Game e poderá ser uma forma de se despedir da plataforma, jogar até o serviço ficar offline. Semelhante à orquestra que tocou até o Titanic acabar de se afundar…
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários