A Google lançou uma nova versão do Workspace, a plataforma de produtividade que reúne aplicações como o Meet, Chat, Drive, Docs, Sheets, Slides e outras ferramentas que empresas e colaboradores utilizam nos seus negócios. A tecnológica disse que tem mais de 3 mil milhões de utilizadores e disponibilizou o novo Workspace Essentials Starter Edition, uma versão sem custos para negócios. Tem como objetivo melhorar o trabalho de equipa e oferecer soluções de colaboração de forma segura.

A nova versão do Workspace permite adaptar-se ao ambiente de trabalho existente, sem a necessidade de criar novas contas de email, converter ficheiros ou instalar software no desktop. Foi desenhado para trabalhar totalmente em cloud, protegendo os conteúdos dos utilizadores por encriptação para maior segurança e privacidade.

Veja na galeria algumas fotos do Workspace Essentials Starter Edition:

Para aceder à plataforma, os utilizadores apenas têm de se autenticar usando o seu email de trabalho para criar uma conta. A Google diz que não é necessário usar cartão de crédito e que não existe qualquer limite de tempo associado. Depois é só convidar os colegas para utilizar as ferramentas disponíveis, tais como o Docs ou Sheets. O objetivo é reunir as ferramentas, ao mesmo tempo que permite criar reuniões virtuais através de videochamada sem sair da plataforma. E o sistema aceita mais de 100 tipos de ficheiros, incluindo os do Office da Microsoft.

A nova plataforma de entrada da Google vem tentar ser uma alternativa à solução Microsoft 365 Empresas. Neste caso, a Microsoft oferece o primeiro mês gratuito (limitado a 25 pessoas no grupo de trabalho), mas depois cobra 10,50 euros por mês para uma subscrição anual. A Microsoft dá acesso às aplicações do Office (Word, Excel, PowerPoint) em todos os equipamentos, acesso ao email Outlook, Exchange, OneDrive e Teams.

No que diz respeito às videochamadas do Workspace Essentials Starter Edition da Google, as reuniões individuais entre duas pessoas não têm limitações, mas as de grupo, entre 3 a 100 pessoas, têm uma duração de 60 minutos por sessão. No caso da Microsoft, é possível marcar reuniões no Teams por tempo indefinido. De lembrar que o Teams passou a ser parte integrante do Windows e é de acesso gratuito. Ambas oferecem a possibilidade de enviar ficheiros ou comunicar através de mensagens diretas, individuais ou de grupo.

No que diz respeito ao armazenamento, o Workspace oferece 15 GB no Google Drive. Os utilizadores podem aceder ao conteúdo em qualquer equipamento e partilhar. A empresa afirma que o espaço de armazenamento pessoal é separado das contas associadas ao Essentials. Ou seja, terá 15 GB de uso pessoal e familiar, mas depois ao usar o Essentials Starter terá acesso a outro espaço à parte. No caso do Microsoft, o OneDrive permite armazenar até 1 TB de conteúdos em cloud. Em comparação, por 9,99 por mês, a Google dá 2 TB de armazenamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.