O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros a criação de um Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. A estrutura vai funcionar como uma entidade consultiva do Governo para as políticas nacionais nas áreas da ciência e da tecnologia e será presidida pelo Primeiro-Ministro, conforme explica uma nota do Conselho de Ministros.



Recorde-se que a medida consta do orçamento de Estado para o próximo ano, onde se prevê que este conselho seja constituído essencialmente "pelos melhores cientistas e empreendedores do país".



No mesmo documento o Governo explica que prevê avançar no próximo ano com mudanças ao modelo de financiamento das unidades de investigação.



O objetivo apontado no orçamento para estas mudanças é a promoção da excelência e a concentração dos apoios financeiros "onde eles são cientificamente rentáveis". Desta forma, espera-se "reduzir a carga administrativa das avaliações institucionais, promovendo a iniciativa individual dos investigadores e incentivando a competitividade das instituições".



No âmbito da mesma reorganização estão previstas iniciativas para atrair cientistas nacionais e estrangeiros, bem como iniciativas de fomento ao empreendedorismo dos investigadores e à sua integração nas empresas.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico