O parlamento polaco vai reunir-se amanhã, quarta-feira, à porta fechada na sequência de uma vaga de ciberataques contra o país, indicou hoje a vice-presidente do hemiciclo. "Vamos escutar as explicações e informações do primeiro-ministro" Mateusz Morawiecki, que solicitou a convocação desta reunião, declarou aos media Malgorzata Kidawa-Blonska.

"Fomos alvo de um ciberataque sem precedente contra a Polónia, contra as instituições polacas e os utilizadores de caixas de correio eletrónicas", declarou hoje o porta-voz do Governo Piotr Muller à estação televisiva privada Polsat News.

No decurso da sessão de quarta-feira, Morawiecki pretende apresentar aos deputados documentos secretos relacionados com "a grande amplitude" dos ciberataques, acrescentou.

Na semana passada, Michal Dworczyk, o ministro responsável do programa nacional de vacinação, foi alvo de um ciberataque contra a sua caixa de correio eletrónica privada. Uma parte dos emails foi de seguida publicada na rede social Telegram.

Ciberataques e phishing continuam a crescer em Portugal. Empresas e cidadãos estão mais preparados
Ciberataques e phishing continuam a crescer em Portugal. Empresas e cidadãos estão mais preparados
Ver artigo

A amplitude dos ataques "é grande e não se aplica apenas ao ministro Dworczyk, nem apenas aos membros do Governo, nem apenas ao partido PiS [conservadores-nacionalistas no poder], mas a um amplo grupo de pessoas", acrescentou Muller.

Após o ataque, Dworczyk declarou na quinta-feira que "a sintaxe e a linguagem das mensagens, e ainda os metadados dos ficheiros publicados indicam que estes materiais poderão ser preparados e tratados por pessoas russófonas".

Segundo os media, a caixa de correio eletrónica de Dworczyk contém documentos oficiais, incluindo alguns secretos, uma informação negada pelo próprio.

Os 'hackers' também tiveram acesso às redes sociais da mulher de Dworczyk.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.