O relevo acidentado da Lua também pode ser o caminho para um mundo ainda não explorado do satélite natural. Por causa do impacto de meteoritos a superfície lunar fica com pequenas crateras e muitas delas dão acesso a grutas de tamanho considerável.



Numa gruta lunar os astronautas ficariam resguardados das radiações, de pequenos meteoritos e da grande variação de temperatura que há no satélite da Terra. Desta forma seria possível ter uma missão humana na Lua durante mais tempo e sob melhores condições.



De acordo com a informação da NASA existem grutas que têm cerca de cinco metros de comprimento, mas outras podem atingir os 900 metros. Quer isto dizer que as grutas maiores podiam ser usadas como base da missão, enquanto as restantes podem ser usadas apenas para estadias de curta duração.



Até aqui todo o reconhecimento das grutas tem sido feito com recurso à Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), mas os investigadores da Agência Espacial norte-americana consideram que será preciso enviar um pequeno robot para explorar com mais detalhe a constituição das cavernas.



A NASA diz que os túneis que existem debaixo da superfície lunar foram criados por correntes de lava. A exploração humana ou robótica das grutas também ajudaria a entender melhor como se formou e desenvolveu a Lua.



Os investigadores acreditam que existem muitas mais grutas por explorar, isto porque apenas 40% da superfície lunar foi captada pelo LRO com luz suficiente para ser processado pelo algoritmo de imagens com o qual a NASA tem trabalhado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico