
Caso seja bem-sucedida, a ispace pode ser a primeira empresa privada japonesa a alcançar este feito.
O seu módulo lunar Resilience, transportando um rover e equipamento experimental, descolou do Cabo Canaveral, na Florida, em janeiro, como parte de uma missão para alcançar o hemisfério norte da Lua.
O módulo de aterragem entrou na órbita lunar no início de maio. O objetivo da empresa é uma tentativa de aterragem perto de uma área chamada Mare Frigoris, informou a empresa em comunicado.
Está previsto que a missão chegue à superfície lunar hoje, pelas 20h17 (hora de Lisboa), e também lançará o primeiro rover lunar de fabrico europeu, denominado Tenacious. A subsidiária luxemburguesa da empresa (ispace EUROPE) concebeu, fabricou e montou este microrover.
A sonda passará aproximadamente duas semanas a conduzir experiências na superfície lunar para os parceiros comerciais e institucionais da missão, noticiou na quarta-feira a agência Europa Press.
A Resilience inclui outras cargas científicas e culturais, como um dispositivo de eletrólise de água lunar, um módulo de produção de alimentos lunar e uma sonda de radiação do espaço profundo.
A ispace chegou à superfície lunar em abril de 2023 com a sua primeira missão ao satélite natural da Terra, denominada missão 1 HAKUTO-R, embora as comunicações tenham sido perdidas e não tenha sido confirmada uma aterragem controlada.
Takeshi Hakamada, fundador e CEO da ispace, revelou em conferência de imprensa em Tóquio que "a eficiência e a certeza da operação melhoraram muito desde a última vez". "Estamos confiantes na aterragem", garantiu Hakamada, referindo que a nave espacial está em boas condições.
Clique nas imagens para recordar a missão anterior da ispace
A empresa americana Intuitive Machines tornou-se a primeira empresa privada a enviar com sucesso uma nave espacial para a superfície lunar em fevereiro de 2024.
A empresa japonesa afirmou ainda que, caso as condições se alterem, estão a ser considerados três locais alternativos de aterragem, cada um com datas e horas diferentes, e que a janela para uma possível aterragem é de 6 a 8 de junho.
Fundada em 2010, a ispace define-se como uma empresa global cuja visão é "expandir o planeta" e "expandir o futuro" através de ações como a oferta de serviços de transporte de alta frequência e baixo custo entre a Terra e a Lua. A empresa tem escritórios no Japão, Luxemburgo e Estados Unidos, e tem projetos conjuntos com a NASA e a Agência Espacial Europeia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Precisa de renovar o Cartão de Cidadão? Já o pode fazer na app gov.pt -
Site do dia
Sabe onde foram gravados os seus filmes favoritos? Com o CineMapper pode descobrir -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários