
As mais recentes estatísticas da Kaspersky Lab apontam para a existência de mais de 1,13 milhões ataques de malware financeiro entre abril e junho, o que representa uma subida de 15,6% face ao trimestre anterior.
Os trojans continuam a ser a ameaça online mais perigosa, segundo a empresa. Este tipo de malware é geralmente difundido através de websites fraudulentos e emails de spam: depois de infetar os utilizadores, imitam a página online oficial do banco da pessoa, numa tentativa de roubar as suas informações pessoais, como detalhes de conta, palavras-passe ou detalhes dos cartões de crédito.
Segundo as estatísticas trimestrais, a Turquia é agora o país que sofre mais ataques deste tipo: 3,45% dos utilizadores de produtos Kaspersky Lab no país depararam-se com pelo menos uma ameaça deste género durante o trimestre. Em segundo lugar está a Rússia, com 2,9% de ameaças online, seguida do Brasil com 2,6%.
No total, foram registados perto de 171,9 milhões de ataques online contra utilizadores entre abril e junho. O malware teve origem em 191 países, ainda que 81% venha de um conjunto de apenas 10 países, liderado pelos EUA (35,4%), Rússia (10,3%) e Alemanha (8,9%).
Os países mais seguros online foram, nestes três meses, o Canadá (15%), a Roménia (14,6%) e a Bélgica (13,7%), enquanto os países com maior risco de infeção online foram o Azerbaijão (32,1%), a Rússia (30,8%) e a China (29,4%).
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
DOOM: The Dark Ages é uma prequela da série passada num ambiente medieval negro -
App do dia
Construa um mech com armas poderosas e enfrente o apocalipse zombie -
How to TEK
Já pode pedir resumos de vídeos do YouTube ao Copilot. Conheça as novidades que chegaram ao Edge -
Site do dia
Soar pretende construir o maior atlas do mundo. E todos podem contribuir
Comentários