A OpenAI anunciou que vai adicionar algumas novidades ao ChatGPT ainda esta semana, nomeadamente um recurso de navegação web que permitirá aceder a informação atualizada em tempo real.

O ChatGPT tem estado limitado nas suas respostas, pois foi treinado apenas com dados até 2021, ou seja, não tem informação sobre a atualidade, desde essa data até agora. Com o recurso que a Open AI pretende adicionar, os utilizadores vão poder fazer várias perguntas específicas - como quem ganhou o Óscar de melhor ator, argumento ou banda sonora este ano - e o bot resumirá a resposta em poucos segundos, apresentando também vários artigos, como notícias, que julgar relevantes.

As novidades estão em beta e vão poder ser testadas pelos utilizadores do ChatGPT Plus, a versão paga do ChatGPT. Incluem ainda o acesso a mais de 70 plug-ins de terceiros, que permitem que o ChatGPT realize tarefas em sites específicos, como planear as férias de verão, encontrar promoções online e descobrir novos restaurantes, indica a OpenAI.

Para terem acesso à versão experimental dos novos recursos, os utilizadores têm de clicar em “Profile & Settings”, selecionar "Beta features” e escolher as funcionalidades que querem testar, segundo descreve a equipa da Open AI, que também deixa indicações sobre os plugg-ins de terceiros.

tek beta panel ChatGPT
beta panel ChatGPT

As novidades do ChatGPT chegam poucos dias depois da Google ter anunciado a disponibilização do Bard, o seu rival do ChatGPT, em 180 países. A gigante tecnológica também anunciou que pretende lançar um mecanismo de busca com inteligência artificial e integrará recursos de IA generativa nas suas ferramentas existentes para o espaço de trabalho.