Os responsáveis pela criação dos sistemas anti-pirataria incorporados nas tecnologias HD-DVD e Blu Ray estão a investigar as declarações que um hacker publicou no YouTube. Utilizando o nome de código, Muslix64, o indivíduo declara ser capaz de corromper os sistemas de protecção dos novos DVDs de alta definição através de uma ferramenta que retira a encriptação do sistema AASC (Advanced Access Content System) - desenvolvido por empresas como a Walt Disney, Intel, Microsoft, Toshiba e Sony- num computador que corra Windows.
A informação publicada pelo hacker mostra como é possível copiar os vídeos para o disco do PC tornando possível a sua reprodução a partir de qualquer tipo de dispositivo, publica a Reuters.
Para comprovar a veracidade das suas afirmações o indivíduo, até agora desconhecido, colocou online um vídeo onde demonstra como efectuar cópia de filmes e deixa prometido que, no próximo dia 2 de Janeiro, dará a conhecer um código que permitirá efectuar mais cópias, já que, o seu software exige uma chave única para cada filme.
Caso se comprove que o sistema é de facto funcional, as grandes empresas cinematográficas e as tecnológicas que investiram nestes meios de protecção, terão de travar nova batalha contra a cópia ilegal de produtos protegidos, algo já em marcha para outros suportes.
É de salientar que em 2005 as vendas de filmes em DVD foram responsáveis por receitas na ordem dos 25 milhões de dólares e, embora ainda não esteja comprovada a veracidade das declarações publicadas, os especialistas do sector confirmam que é possível a ruptura dos sistemas de encriptação utilizados nestes formatos.
Notícias Relacionadas:
2006-09-28 - Sony
estreia Blu Ray em Portugal com portáteis Vaio antes do Natal
2006-05-24 - Toshiba quer democratizar utilização de ultraportáteis em
Portugal
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Terra está coberta por campo elétrico que pode ter moldado o planeta ao longo dos tempos -
App do dia
Blackmagic Camera: Não é magia, não é negra, mas dá uma ajuda preciosa na edição de vídeos -
Site do dia
Discord Bots é um Marketplace de ferramentas para a rede social -
How to TEK
Quanto tempo passa por dia no Facebook? Saiba como definir lembretes
Comentários