É difícil encontrar no mercado uma webcam para computador com uma qualidade de alta resolução que seja comparável com qualquer câmara doméstica ou profissional. Mas atualmente é possível transformar o sinal reproduzido via HDMI como input de USB através de uma pen USB-HDMI. O periférico faz a adaptação das entradas e saídas da câmara e PC, sem perder a qualidade na imagem.
A Hama junta-se a outros fabricantes com a sua solução Video Recording Stick, uma nova pen USB-HDMI que cumpre o mesmo propósito de transformar uma câmara fotográfica numa webcam de grande qualidade. A marca diz que o periférico é compatível com qualquer programa de transmissão de vídeo, incluindo o OBS Studio, VLC, QuickTime, Windows Media Encoder, Adobe Flash Media Live Encoder e Wirecast, sem a necessidade de instalação de qualquer outro software adicional.
Veja na galeria as imagens do produto:
O periférico suporta resoluções até 4K na sua entrada de HDMI, mas o sinal transmitido está limitado a 1080p a correr a 60 FPS. Esta é a resolução mais popular dos streamers e mesmo dos vídeos disponíveis no YouTube. A sua utilização é também à “prova de erros”, uma vez que basta ligar o cabo HDMI da câmara ao periférico e do outro lado no computador a uma ligação USB-A (de preferência 3.2 Gen 1). No conjunto encontra-se um adaptador, no caso de preferir ligar a um sistema com USB-C, suportando ainda Thunderbolt 3 e 4.
É salientado que o Video Recording Stick é alimentado pela porta ligada no PC e por isso é prático de utilizar nos diferentes cenários, sem precisar de uma tomada elétrica adicional.
Outra vantagem do periférico é a possibilidade de fazer a gravação de um vlog, por exemplo, diretamente para o computador. Além de poupar espaço no cartão de memória da câmara, perde-se menos tempo no processo de exportação das gravações para o PC.
O Video Recording Stick já está disponível no mercado português por 49,99 euros, metade do preço da solução da Elgato, uma das primeiras marcas a introduzir o periférico.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários