As japonesas Hitachi, Matsushita Electric Industrial e Toshiba pretendem criar uma joint venture para a produção conjunta de painéis de cristal líquido, com o objectivo de ganhar vantagem no competitivo mercado dos televisores de ecrã plano de grandes dimensões.
Em comunicado, as três empresas informam que o capital da nova sociedade que se irá constituir em Janeiro de 2005 oscilará entre os 540 milhões e os 630 milhões de dólares, dos quais a Hitachi Displays, uma divisão da Hitachi, assumirá 50 por cento.
Matsushita e Toshiba contribuirão respectivamente com 21 por cento e 25 por cento, quando o valor remanescente permanecerá disponível para a entrada de outras partes interessadas, como fabricantes de electrónica de consumo, diz o comunicado. A Mitsubishi Electric e a Canon foram nomes avançados entretanto, em conferência de imprensa.
Com sede numa fábrica da Hitachi, em Tóquio, a produção massiva dos ecrãs começará entre Julho e Setembro de 2006, e aumentará gradualmente até atingir os 2,5 milhões durante o semestre que finda em Março de 2009. O objectivo é ganhar 20 por cento da quota de mercado dos televisores de ecrã plano de grandes dimensões.
"Dos 30 milhões de televisores LCD previstos, a nível mundial, para 2008, cerca de 10 milhões de unidades serão de 26-32 polegadas", afirmou o presidente da Hitachi, Etsuhiko Shoyama, citado pela imprensa internacional. "Entre esses 10 milhões de unidades, pretendemos arrecadar mais de 20 por cento da quota de mercado".
A união das três fabricantes japonesas é vista pelos analistas como uma decisão esperada para quem quer competir de forma mais eficiente na produção deste tipo de dispositivos, face a uma Sharp e outras empresas asiáticas já há muito lançadas em pleno no sector.
Além da Sharp, entre os concorrentes que a joint venture agora estabelecida vai encontrar está a Samsung Electronics, que planeia começar a fabricar ecrãs de última geração com a Japonesa Sony a partir do próximo ano.
Notícias Relacionadas:
2004-05-24 - Samsung conta lançar maior display do mercado utilizando tecnologia OLED em 2005
2003-09-22 - Sony e Samsung equacionam parceria para fabrico de ecrãs LCD
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários