As japonesas Hitachi, Matsushita Electric Industrial e Toshiba pretendem criar uma joint venture para a produção conjunta de painéis de cristal líquido, com o objectivo de ganhar vantagem no competitivo mercado dos televisores de ecrã plano de grandes dimensões.



Em comunicado, as três empresas informam que o capital da nova sociedade que se irá constituir em Janeiro de 2005 oscilará entre os 540 milhões e os 630 milhões de dólares, dos quais a Hitachi Displays, uma divisão da Hitachi, assumirá 50 por cento.



Matsushita e Toshiba contribuirão respectivamente com 21 por cento e 25 por cento, quando o valor remanescente permanecerá disponível para a entrada de outras partes interessadas, como fabricantes de electrónica de consumo, diz o comunicado. A Mitsubishi Electric e a Canon foram nomes avançados entretanto, em conferência de imprensa.



Com sede numa fábrica da Hitachi, em Tóquio, a produção massiva dos ecrãs começará entre Julho e Setembro de 2006, e aumentará gradualmente até atingir os 2,5 milhões durante o semestre que finda em Março de 2009. O objectivo é ganhar 20 por cento da quota de mercado dos televisores de ecrã plano de grandes dimensões.



"Dos 30 milhões de televisores LCD previstos, a nível mundial, para 2008, cerca de 10 milhões de unidades serão de 26-32 polegadas", afirmou o presidente da Hitachi, Etsuhiko Shoyama, citado pela imprensa internacional. "Entre esses 10 milhões de unidades, pretendemos arrecadar mais de 20 por cento da quota de mercado".



A união das três fabricantes japonesas é vista pelos analistas como uma decisão esperada para quem quer competir de forma mais eficiente na produção deste tipo de dispositivos, face a uma Sharp e outras empresas asiáticas já há muito lançadas em pleno no sector.



Além da Sharp, entre os concorrentes que a joint venture agora estabelecida vai encontrar está a Samsung Electronics, que planeia começar a fabricar ecrãs de última geração com a Japonesa Sony a partir do próximo ano.


Notícias Relacionadas:

2004-05-24 - Samsung conta lançar maior display do mercado utilizando tecnologia OLED em 2005

2003-09-22 - Sony e Samsung equacionam parceria para fabrico de ecrãs LCD

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.