Num mundo "instant on" as empresas têm de ser mais rápidas a organizar e a aceder aos dados, mas a perceção é de que apenas 48% das empresas têm uma estratégia de gestão da informação e apenas 2% podem entregar a informação certa na altura certa. Os dados são da HP que hoje apresentou em Viena a sua estratégia para a gestão de grandes volumes de dados que tira já partido da tecnologia da Autonomy e da Vertica - duas aquisições recentes que já estão totalmente integradas -, conjugada com lançamentos anteriores, como o Hybrid Delivery Cloud anunciado em Janeiro ou a infraestrutura convergente, revelada em Junho.

"Esta é a era da Human Information. A informação não está apenas nas bases de dados. Hoje são milhões de tweets e emails… e o problema é como classificar, organizar e colocar a informação em contexto", explicou em conferência de imprensa Yves de Talhouet, senior vice presidente e managing director da HP EMEA, lembrando que esta complexidade é ainda confrontada com a rapidez com que esta informação cresce.

Segundo os dados partilhados hoje pela HP, 85% da informação não está estruturada, em linguagem amigável ao computador, e esta informação cresce a um ritmo três vezes maior do que a informação estruturada.

É aqui que a aquisição da britânica Autonomy, pela qual a HP pagou 10 mil milhões de dólares (cerca de 7 mil milhões de euros) já está a mostrar resultados. Michael Lynch, ex CEO da Autonomy, fez questão de mostrar a forma como a tecnologia da empresa que liderava já está totalmente integrada no novo portfólio, revelando o IDOL 10 (Intelligent Data Operating Layer), que pela primeira vez oferece uma abordagem única a toda a informação estruturada e não estruturada, integrando tecnologia da Autonomy e da Vertica, outra das aquisições recentes da HP.

"Esta é a plataforma de gestão da informação de nova geração para gerir grandes volumes de dados", defende Michael Lynch.

A plataforma está suportada em appliances eDiscovery, com hardware HP, que permitem às empresas juntar o software e hardware e de forma rápida implementar sistemas de arquivo, pesquisa e utilização de metadados a partir de diferentes fontes de informação.

Os anúncios da HP estenderam-se também às áreas de serviços, storage e software, focados na área da gestão da informação, e com o objetivo de entregar resultados aos clientes.

Siri Koushik, da área de Enterprise Services, anunciou o HP Social Intelligence Solution, que se junta ao portfólio de BI da HP tirando partido de modelos de análise matemáticos avançados para analisar o "sentimento" e as tendências dos dados não estruturados e traduzir esta informação em valor para as empresas.

Na área de storage uma das novidades são os novos sistemas de armazenamento HP B6200 StoreOnce Backup Systema, uma appliance com suporte a tecnologia de deduplicação que pode escalar até 768 Terabytes e se destina a grandes empresas.

Grande parte dos desenvolvimentos conseguidos nesta área estão relacionados com o HP Federated deduplication, a tecnologia que a HP desenvolveu para eliminar uma série de problemas relacionados com a incompatibilidade de sistemas de deduplicação e de silos existentes. As primeiras implementações foram feitas em pequenas empresas mas com o HP B6200 a empresa permite agora a sua implementação em grandes clientes.

Na área do software os anúncios centraram-se no IT Performance Suite e a forma como os gestores de TI podem melhorar a performance dos seus departamentos, desde a gestão de ativos ao desenvolvimento aplicacional, mas Bill Veghte, vice presidente executivo da HP Software, fez questão de sublinhar que a empresa é a quinta maior na área de software e que está a acelerar o seu crescimento, respondendo à nova estratégia definida por Meg Whitman, sucessora de Leo Apotheker, que quer transformar a HP numa empresa de software.

"Nos últimos quatro trimestres crescemos acima do mercado. No último trimestre o software cresceu 28%", lembrou. "Temos uma estratégia e um plano de sermos extensivos no nosso portfólio [...] o que nos distingue da nossa concorrência é a flexibilidade, o fator de não obrigarmos os clientes a ficarem presos a uma solução e de nos movimentarmos em diferentes plataformas", explicou durante o evento exclusivo para a imprensa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha