A Hewlett-Packard desenvolveu uma estação de trabalho móvel que integra a maior parte das capacidades de um modelo desktop mas que pesa apenas menos de três quilos, refere a C|NET.



A Compaq Evo N800w, nome da estação do trabalho, vem assim integrar-se num pequeno mas crescente mercado de computadores destinados a especialistas na produção de chips, investigadores e artistas digitais que necessitam de grandes quantidades de poder de processamento informático mas que costumam viajar frequentemente.



Ao contrário dos computadores portáteis comuns, a estação de trabalho foi extensivamente testada com um vasto conjunto de software CAD (Computer Aided Design) e outras aplicações de desenho de forma a assegurar que funcionam sem problemas. A HP está também actualmente a trabalhar para garantir que a distribuição da Red Hat do Linux irá correr na máquina. Apesar de ser quase inexistente no mercado de notebooks e desktops, este sistema operativo open-source tem sido cada vez mais empregue em estações de trabalho.



Os componentes desta estação de trabalho são também superiores aos de um normal notebook. Assim, a Compaq Evo N800w integra uma placa gráfica ATI Mobility Fire GL com 64 MB de memória, ao contrário das placas gráficas tradicionais para portáteis que dispõem de uma memória entre os oito e os 32 MB.



Para além disso, baseia-se num Intel Pentium 4 de 2,2 GHz, integra até 2 GB de memória, um monitor de 15 polegadas, podendo-se optar entre um disco rígido de 30, 40 ou 60 GB. O sistema operativo pré-integrado é o Windows XP Professional ou o Windows 200. O preço mínimo da configuração básica é de 3.899 dólares (3.962,78 euros).



Apesar de dispor de mais poder do que um portátil vulgar, a Evo N800w, tal como muitas outras estações de trabalho móveis, não suporta algumas das funcionalidades das estações de trabalho mais caras. Estas unidades não incluem assim chips Xeon porque o calor adicional produzido por estes processadores mais poderosos iria obrigar a um aumento do peso da máquina.



De acordo com previsões da empresa de estudos de mercado IDC, em 2006 serão vendidas 180 mil estações de trabalho móveis. Mas o mercado já começou a atrair a Dell, a IBM e algumas empresas que utilizam tecnologia licenciada pela Sun Microsystems.


Notícias Relacionadas:

2002-05-29 - HP anuncia nova linha de produtos

2001-05-21 - Compaq reinventa linha de computadores para empresa