As fabricantes de computadores portáteis continuam a diminuir o peso dos componentes e chassis para os tornar mais leves e compactos, mais fáceis de os transportar. Mas sem que isso limite a capacidade de hardware no seu interior. A HP levou para a CES 2024 o novo portátil de gaming Omen Transcend 14, que poderá ser um dos mais leves a chegar ao mercado dentro da sua configuração de 14 polegadas, com um peso de 1.6 kg.

O portátil é alimentado pelos novos processadores Intel Core Ultra 7 e Ultra 9, tem até 32 GB de RAM DDR5, 2 TB de armazenamento interno e sendo de gaming não poderia faltar uma poderosa RTX 4070 da Nvidia. O computador utiliza a tecnologia Omen Tempest Cooling GO​ para manter o portátil refrigerado.

Veja na galeria imagens do HP Omen Transcend 14

O HP Omen Transcend 14 tem um ecrã OLED com uma resolução 2.8K HDR (2880x1800) com uma taxa de refrescamento de 120 Hz. Apresenta um pico de brilho de 500 nits, assim como uma palete de cores 100% compatível com DCI.P3.

Quanto à conetividade, está equipado com tecnologia de ligação sem fios Wi-Fi 7, conta com duas portas USB-A e duas USB-C, uma delas com suporte a Thunderbolt 4, assim como HDMI 2.1. Tem ainda colunas DTS:X Ultra, afinada pela HyperX, para um som envolvente enquanto viaja pelos mundos virtuais dos videojogos. O modelo pode ser alimentado por USB-C.

Espera-se que o novo processador da Intel, que inclui um NPU dedicado ao uso da inteligência artificial, alivie a carga de tarefas que por norma são executadas pelo GPU. Ainda não sabe ao certo que vantagens estes processadores possam trazer ao gaming, mas obviamente que o GPU da Nvidia abre portas à tecnologia de upscaling DLSS da fabricante, ajudando a aumentar a qualidade das imagens e aumentando a performance do portátil.

O modelo vai ser lançado em preto (Shadow Black) e branco (Ceramic White), com um preço de pré-encomenda de 2.249 dólares, com lançamento previsto ainda durante o terceiro trimestre.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.