A rápida propagação da pandemia de COVID-19 está a fazer com que o material hospitalar essencial comece a escassear. A HP está a reunir esforços com a comunidade global da indústria digital para ajudar os profissionais de saúde a combater a doença através de soluções impressas em 3D.

Algumas das primeiras peças a ser validadas e finalizadas para a incluem máscaras e protetores faciais, ajustadores de máscara, cotonetes nasais, abridores de portas de sistema mãos-livres e peças para ventiladores.

Clique na galeria para ficar a conhecer as criações impressas em 3D

A empresa afirma que já foram impressas mais de mil peças nos centros de pesquisa e desenvolvimento em impressão 3D em Espanha e nos Estados Unidos, as quais foram entregues a hospitais locais. Os centros de I&D da HP estão da a colaborar com parceiros em todo o mundo para aumentar a produção de forma a responder às necessidades mais críticas.

“A HP e os seus parceiros de fabrico digital estão a trabalhar sem parar na batalha sem precedentes contra este vírus”, afirma Enrique Lores, presidente e CEO da HP, citado em comunicado à imprensa. “Estamos a colaborar entre fronteiras e indústrias para identificar as peças mais necessárias, a validar os projetos e a começar a imprimi-los em 3D”, indica o responsável.

A empresa indica que está em coordenação com agências governamentais, de saúde e da indústria em vários países para garantir uma resposta eficaz às necessidades. A HP está também a preparar ficheiros de design validados das peças que, em breve, estarão disponíveis para download gratuito.

Além disso, todos os designers e entusiastas da impressão 3D que queiram contribuir para a iniciativa com novas ideias e aplicações, podem fazê-lo no website da HP. Já todas as entidades que precisarem de apoio com o desenvolvimento de aplicações que que queiram encomendar alguma das peças deverão submeter um pedido ao projeto da HP.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.