Numa das maiores iniciativas para o mercado de mobilidade dos últimos meses, a HP anunciou esta semana o lançamento de 10 novos computadores portáteis e revelou planos na área dos smartphones, reclamando a possibilidade de recuperar a primeira posição nos equipamentos móveis. A fabricante norte americana tem em vista o mercado empresarial e por isso mesmo dá grande realce à área de segurança.



Ted Clark, presidente da área de Mobile Computing, declarou durante a apresentação que 2005 é o ano da mobilidade, uma afirmação que outras empresas como a Intel e a Toshiba têm vindo a fazer já desde 2003.



Dos 10 computadores portáteis apresentados nem todos vão estar nos diversos mercados abrangidos pela HP. Os equipamentos vão ser lançados de forma faseada e são maioritariamente baseados na plataforma Sonoma, sendo os primeiros desenvolvidos pela HP depois da integração da Compaq.



À volta do conceito de escritório móvel instantâneo, os novos HP Compaq 9600, 8200, 6200, 6100 e 4200 integram funcionalidades como o HP Mobile Data Protection System, que pretende reduzir o risco de corrupção de dados e proteger a drive de vibrações e choques. Os portáteis contam também com o HP Panel Protection System para protecção de riscos quando o ecrã está fechado.



Neste evento a HP revelou ainda um novo iPaq Mobile Messenger, numa linha de PDAs mais inteligentes que conjugam várias tecnologias de comunicação wireless. O novo iPaq Mobile Messenger será demonstrado no 3GSM World Congress que se realiza em meados do mês e integra voz, comunicação de dados através de EDGE e navegação com GPS.

Ainda na área da mobilidade foi igualmente anunciada uma parceria com a Nokia para integrar workflows digitais e em papel numa única infra-estrutura de TI de base móvel. A iniciativa Mobile Forms contempla a digitalização de formulários em papel e a sua disponibilização em equipamentos móveis, que poderão reunir dados num telemóvel Nokia e transmitir informação em tempo real ao back office.



O TeK tentou perceber junto da HP em Portugal quais os equipamentos que serão comercializados no território nacional e quando estarão disponíveis, mas não foi possível obter qualquer dado até à hora de publicação desta peça.


Notícias Relacionadas:

2005-02-01 - Apple renova linha de computadores portáteis com PowerPC G4 a 1,67 GHz

2005-01-28 - Mercado português de PCs cresce 22% dinamizado por substituição de parque informático

2005-01-25 - Plataforma Centrino integra 2/3 dos portáteis vendidos em Portugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.