Numa apresentação aos jornalistas, a HP Portugal revelou alguns números de 2007 e apresentou estratégias para 2008. Segundo a empresa, foi mantida a líderança de vendas de computadores pessoais no mercado português, durante o ano de 2007, com mais de um milhão de unidades vendidas.

Desse total, englobando portáteis e desktops, 70 por cento disseram respeito à oferta de portáteis e 30 por cento à oferta de desktops. O segmento desktop, reflectindo a tendência global, continua em queda, tendo em Portugal acusado um decréscimo marginal.

Apesar da estagnação do segmento desktop, foi neste que a HP apresentou melhores resultados, detendo 34 por cento do mercado de computadores de secretária, comparativamente ao 'share' da segunda marca mais vendida, de 11 por cento.

A presença no segmento de portáteis foi de 25 por cento, contra 21 por cento da segunda marca mais vendida.

A entrada nos programas e-escolas e Novas Oportunidades não teve uma grande expressão sobre os números de 2007, em parte devido a uma participação tardia da HP nas iniciativas, que, todavia, já se traduziu num número de entregas superior a 100 mil unidades.

A HP apresentou, igualmente, os eixos principais das suas estratégias para 2008, nomeadamente, a manutenção e fortalecimento da sua posição como marca 'premium' no mercado de consumo e a sua atenção a segmentos emergentes, como os 'gamers', público feminino e estudantes, através da diversificação da presença no mercado em marcas especializadas, como a Compaq, na baixa gama e Voodoo, no segmento de luxo e performance.

A marca continua ainda a inovar e renovar os modelos HP já disponíveis no mercado, encetando parcerias diversas para a apresentação de portáteis inovadores, incluindo o portátil Artist Edition, com design do estudante de design português João Oliveira.

No 2º semestre de 2008 poderemos ainda contar com uma total renovação de toda a linha de computadores portáteis da HP, inaugurando uma nova linguagem de design para os portáteis da marca. O novo design deverá ser anunciado em Junho.

Notícias relacionadas:

2008-04-10 - HP relança marca Compaq em Portugal

2008-04-08 - HP lança-se no segmento dos portáteis de baixo custo

2008-01-25 - HP aumenta vendas no mercado nacional em 42%

2007-11-02 - Portátil da HP vai ter design português em 2008

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.