A Hewlett-Packard prepara-se para anunciar durante o dia de hoje, 3 de Junho, que irá incorporar um processador da Transmeta no tablet PC Compaq Evo, a ser lançado no final do ano, informou o New York Times.



Segundo o que executivos da HP afirmaram a este jornal norte-americano, a companhia, que recentemente completou a sua aquisição da Compaq, vai optar pela versão de 1 Gigahertz do chip TM5600 da Transmeta no seu fututo tablet PC, que será introduzido como parte da campanha de computação portátil da Microsoft na segunda metade deste ano.



A Transmeta lançou em 2000 o primeiro modelo do seu processador Crusoe, com baixo consumo de energia, mas no ano passado a companhia sentiu algumas dificuldades depois de ter encontrado problemas de produção e de ter falhado os objectivos para o seu chip em termos de desempenho.



A companhia afirmou que o seu processador tinha melhores atributos de consumo de energia do que os processadores da Intel, tendo o chip Crusoe sido adoptado por várias fabricantes japonesas de computadores, como a Sony e a Fujitsu. Mas até agora, a Transmeta não conseguiu obter como cliente nenhuma grande fabricante norte-americana de PCs.



Os responsáveis da Hewlett-Packard disseram que não estavam preparados para revelar o preço exacto do Tablet PC a ser lançado, citou o New York Times. Mas, segundo este jornal, é provável que se insira na gama de preços dos actuais notebooks ultraportáteis, acrescentando-se contudo uma quantia extra por funcionalidades adicionais. Normalmente, estes computadores têm um preço entre 1.500 e 2.500 dólares (entre 1.600 e 2.676 euros), contendo um peso que pode variar entre pouco mais de um quilo e quase dois quilos.



A computação baseada em Tablet PCs recorre a uma caneta e a um sistema de reconhecimento da escrita, bem como uma série de funcionalidades que permitem tirar partido da mobilidade. Durante vários anos, a Microsoft teve um grupo de investigação encarregado de desenvolver a sua própria versão de uma máquina deste tipo.



Recentemente, contudo, o modelo do design deixou de estar concentrado na caneta. Várias das máquinas cujo lançamento está previsto para o final deste ano vão funcionar com um teclado e caneta.


Notícias Relacionadas:

2002-05-29 - HP anuncia nova linha de produtos

2001-06-25 - Transmeta lança dois novos processadores Crusoe de 0.13 microns

2001-05-25 - Transmeta licencia tecnologias da AMD

2001-04-17 - Compaq reafirma aposta no modelo Tablet PC

2001-03-26 - Bill Gates anuncia Tablet PC para 2002