
Recentemente, as tensões comerciais entre os Estados Unidos e Pequim voltaram a escalar, com o Governo de Donald Trump a limitar o fornecimento de chips da Nvidia à DeepSeek. A Huawei poderá surgir como uma alternativa tanto para a DeepSeek como para outras empresas chinesas que usam chips da tecnológica norte-americana.
Ao que tudo indica, a Huawei tem planos para avançar com o fornecimento em massa dos seus chips 910C na China, noticia a Reuters, citando fontes com conhecimento na matéria. De acordo com as mesmas fontes, a tecnológica já terá realizado algumas das encomendas planeadas.
Ainda no final do ano passado, a Huawei terá distribuído amostras do seu chip de IA a várias tecnológicas chinesas. O novo chip 910C da Huawei promete um avanço significativo a nível de arquitetura, além de um desempenho semelhante ao chip H100 da Nvidia.
Recorde-se que, antes da imposição das novas sanções, a Nvidia vendia uma versão do chip H100 desenvolvida especialmente para o mercado chinês, com o chip H20 a cumprir os limites de desempenho impostos pela Administração Biden.
No entanto, com o regresso de Donald Trump à Casa Branca, os Estados Unidos passaram a exigir uma licença de exportação para os chips H20, submetendo a tecnologia a autorizações do Governo por alegados riscos à segurança nacional.
Como avançado anteriormente pelo jornal The New York Times, os Estados Unidos temem que a China assuma a liderança no desenvolvimento de IA, expandindo a sua influência tecnológica para outros países, e que possa estar a criar armas de última geração, incluindo mísseis autónomos e drones.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários