Um dos seus sistemas mais avançados foi recentemente revelado e exibe uma capacidade impressionante: desenha imagens detalhadas apenas com a ajuda de textos descritivos. Na prática, é possível pedir-lhe que desenhe um “pássaro amarelo, com asas pretas, pousado num galho” para que a IA lhe apresente uma imagem como esta:

Tek Microsoft ai

E não há batota envolvida. Ou seja, o sistema não procura imagens existentes que correspondam à sua descrição. Em vez disso, o software cria a imagem de raiz, materializando todos os pormenores descritos “píxel a píxel”, como explica um dos investigadores envolvidos no projeto. “Estes pássaros podem até não existir no mundo real – são apenas fruto da imaginação do computador”, escreve Xiaodong He.

Esta IA tem outros dois sistemas na sua base: o CaptionBot, que gera descrições automáticas para fotografias existentes; e o SeeingAI, que dá informações adicionais acerca de imagens. A estes programas, a Microsoft adicionou ainda outras funcionalidades que qualificam a qualidade da imagem gerada, eliminando hipóteses menos bem conseguidas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.