A IBM anunciou que se prepara para construir o supercomputador Linux mais poderoso do mundo. Encomendado pelo National Institute of Advanced Industry Science and Technology (AIST) japonês, o computador irá contribuir para acelerar um largo conjunto de projectos de investigação, nomeadamente a pesquisa de novos materiais que possam ser utilizados em supercondutores e na identificação de novas curas para o tratamento de doenças.




A IBM afirmou que o supercomputador será integrado com outros sistemas não-Linux para formar uma grelha de computação distribuída massiva de modo a possibilitar a colaboração entre empresas, meio académico e governo no apoio a projectos de investigação centrados em tecnologias em grelha, bioinformática e nanotecnologia, entre outros.




Com um total de 2.636 processadores o supercomputador irá incluir 1.058 sistemas IBM eServer 325, cada um deles integrando dois processadores Opteron da AMD, mais poderosos que o processador Intel Xeon, usado no supercomputador Linux do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, actualmente o supercomputador mais poderoso, também desenvolvido pela IBM.




O IBM eServer 325, lançado recentemente foi desenhado para correr quer em Linux, quer em Windows permitindo uma migração de 32 para 64 bits.



Tais características farão deste supercomputador Linux o mais poderoso do mundo até à data. O sistema, capaz de efectuar 11 triliões de cálculos por segundo, deverá estar operacional durante Outubro próximo.





A IBM é uma das empresas mais conceituadas no fabrico destas super máquinas. O último supercomputador que desenvolveu foi vendido ao Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, num negócio avaliado em 213 milhões de euros. Esta máquina inclui 2.572 processadores, utilizados para fazer as previsões nacionais do serviço do tempo.





Entre os supercomputadores já fabricados pela empresa os Blue Gene são os mais conhecidos. É aliás uma destas máquinas que ocupa o lugar de computador mais poderoso do mundo. Ao serviço do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, um laboratório de pesquisa governamental norte-americano integrado no programa de pesquisa nuclear do Departamento de Energia.

Notícias Relacionadas:

2002-06-21 - Departamento de Defesa dos EUA adquire supercomputador da IBM para combater doenças infecciosas

2002-06-03 - IBM aluga supercomputador para previsões do serviço do tempo

2001-11-11 - IBM vai construir segundo supercomputador Blue Gene