A IBM e a Intel apresentaram preparar um programa de acesso a algumas das especificações da sua arquitectura conjunta para servidores blade, eServer BladeCenter. As fabricantes dizem que a decisão é justificada pela necessidade de fazer crescer o mercado, da fase dos "early adopter" para fase da adopção massiva, garantindo a compatibilidade entre produtos.


Sem exigir o pagamento de direitos de autor, o programa de especificações cobre três áreas: a relativa à base onde os switches são ligados, a dos adaptadores e a da arquitectura blade em si. Em segredo continuarão as especificações dos chassis e do módulo de gestão.


A IBM e a Intel esperam que a disponibilização das especificações alicie as fabricantes de componentes a adoptarem a tecnologia utilizada seus servidores blade no desenvolvimento de produtos próprios, contribuindo para transformar a tecnologia num standard do mercado.



As especificações estão disponíveis para download a partir dos sites da Intel e da IBM, depois de assinado um acordo de licenciamento. O suporte mais básico será oferecido gratuitamente, enquanto as respostas a questões mais específicas serão pagas.



Notícias Relacionadas:

2004-01-22 - IBM reforça aposta nos sistemas Linux para servidores com processadores Power

2003-08-19 - IBM alicia clientes de servidores Dell com propostas de substituição de equipamento

2002-02-17 - IBM e Intel colaboram na produção de servidores blade