É inaugurado esta terça-feira o primeiro Centro de Estudos Avançados (CAS) da IBM em Portugal, criado em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Tal como noticiado pelo TeK a propósito da assinatura do protocolo para implementação do novo centro de investigação, este ficará sedeado nas instalações da FEUP, no Porto, contando com infra-estrutura tecnológica disponibilizada pela IBM.

Aquele que é o nono CAS da empresa na Europa tem como objectivo "promover a colaboração entre universidades, indústria, governo e os laboratórios da IBM, principalmente os de Zurique (Suíça) e Almaden (EUA)" e encontra-se "orientado para a pesquisa aplicada na Engenharia, Gestão e Ciência dos Serviços", precisaram os responsáveis, em comunicado.

De acordo com a mesma fonte são cinco as áreas nucleares a explorar pelos projectos no centro português: SSME - Service Science Engineering and Management (Gestão e Ciência dos Serviços), SOA - Services Oriented Architecture, Cloud Computing e Virtualização, BPM - Business Process Modelling e K-12 - Secondary School Education.

Na lista de parceiros nacionais já confirmados estão também o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC), o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e pólo do IDMEC (Instituto de Engenharia Mecânica) na FEUP, mas o objectivo é estender a colaboração a outras instituições académicas de investigação e empresas.

A inauguração do laboratório decorre amanhã, numa cerimónia marcada para as 15h, que conta com a presença do presidente da IBM Portuguesa, do reitor da Universidade do Porto, do director da FEUP e ainda do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.