A IBM alcançou a liderança do mercado mundial de servidores no segundo trimestre deste ano, destronando a Hewlett-Packard dessa posição, revelou um relatório recente da consultora IDC.

Segundo o mesmo documento, a Internacional Business Machines cresceu 10,1 por cento em relação ao período homólogo de 2002, detendo agora um total de 30,4 por cento deste mercado a nível mundial.

Assim, do valor total do mercado global de servidores, avaliado em 10,62 mil milhões de dólares - mais 2 milhões do no segundo trimestre de 2002 - a IBM, arrecada, presentemente, 3,2 mil milhões. Números que a levaram a destronar a anterior líder, a HP, que agora detém 27,7 por cento do mesmo mercado.

Nas posições imediatamente seguintes desta tabela surgem a Sun Microsystems que subiu até aos 13,5 de quota e a Dell que desceu ligeiramente até aos 9,2 por cento. Referindo-se ambos os dados à comparação com o primeiro trimestre deste ano.

Segundo analistas da IDC estes resultados positivos da IBM ficam a dever-se em boa parte à venda de máquinas da "big blue" que correm o sistema operativo Unix e que são as máquinas mais caras da marca. De acordo com dados do relatório, a "big blue" cresceu, num ano, 20,4 por cento nesse segmento, facto que revela a forte aposta da IBM nesse segmento.

Segundo Lloyd Cohen director da IDC, este facto é decisivo uma vez que "o segmento de servidores Unix representa a maior fatia do mercado global de servidores, com mais de 40 por cento da taxa de crescimento no segundo trimestre de 2003. Os sistemas Unix, juntamente com o software associado e os serviços relacionados com estas soluções continuam a representar grande parte dos gastos das empresas em tecnologias de informação".

Notícias Relacionadas:
2002-12-10 - Hewlett-Packard consolida liderança do mercado mundial de servidores
2002-07-31 - Mercado mundial de servidores cresce pouco no segundo trimestre de 2002

2002-05-14 - Sun aproxima-se da IBM no mercado norte-americano de servidores
2002-04-08 - IBM luta por quota de mercado nos servidores Unix

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.