A IBM prepara-se para lançar hoje uma nova linha de servidores de gama média, os Regatta p670, dirigida a grandes e médias empresas e que pretende competir directamente com as ofertas da rival Sun Microsystems para a área do sistema operativo Unix.



A nova linha de servidores p670 custará, segundo a fabricante, menos 40 por cento do que os Sun Fire 12K - a gama de produtos equivalentes que a Sun pretende lançar ainda esta semana - porque utiliza menos processadores.



Com o início do lançamento comercial marcado para 26 de Abril, a nova linha de servidores da IBM inclui quatro computadores cujo custo varia entre os 178.270 e os 535.522 dólares (entre os 203.250 e os 610.564 euros), comparativamente a gama equivalente da Sun cujos valores de aquisição variam entre os 257.525 e os 792.731dólares (entre os 293.611 e os 903.792 euros), salienta a IBM.



Segundo o noticiado pela edição online do Financial Times, embora a Sun tenha indicado que os seus novos servidores irão correr Solaris, o seu sistema operativo Unix, a empresa afirmou que pretende começar a apresentar servidores de gama baixa com o sistema operativo aberto Linux.



Ed Zander, director operacional da Sun, explicou que apesar de considerar o Linux apropriado para servidores de gama baixa, a empresa não achou o mesmo sistema operativo indicado para os Sun Fire 12K.



Tanto a IBM como a Sun têm rivalizado com a Hewlett-Packard na luta por quota de mercado no sector dos servidores que correm o sistema operativo Unix. As últimas ofertas de gama média de ambas as fabricantes dirigem-se a clientes empresariais que necessitam de sistemas para software CRM (Customer Relationship Management), aplicações de base de dados e armazenamento de dados.



No ano passado a HP classificou-se em primeiro no mercado Unix de gama média, arrecadando 30 por cento de quota de mercado, enquanto a IBM detinha 27 por cento e a Sun quase 25 por cento, de acordo com dados da IDC.



Notícias Relacionadas:

2002-03-20 - IBM revela novo servidor mainframe de gama de entrada equipado com Linux

2002-02-08 - Sun prepara-se para lançar novos servidores Linux de gama baixa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.