A IBM liderou o mercado de servidores durante o segundo trimestre deste ano, tendo sido responsável por aproximadamente 30 por cento das receitas mundiais relacionadas com aquela indústria, segundo dados da empresa de estudos de mercado Gartner Dataquest.



Entre as principais rivais da IBM, a Sun Microsystems registou o crescimento mais rápido no que diz respeito à quota de mercado, a Hewlett-Packard manteve a liderança em volume de unidades, graças à sua aquisição da Compaq em Maio, e a Dell também aumentou a sua parte no mercado.



O mercado global de computadores que gerem redes empresariais e distribuem dados por outras máquinas diminuiu dos 11,6 mil milhões de dólares verificados em idêntico período do ano passado, para os 10,1 mil milhões e a receita total dos quatro maiores fabricantes também baixou, indica a Gartner.



A IBM liderou no trimestre com 29,6 por cento das receitas de mercado, seguida da HP, com 24,7 por cento, e da Sun com 18,4 por cento. A Dell aumentou as suas receitas para os 7,2 por cento e foi a segunda no que diz respeito a volume de unidades, a seguir à HP.



Notícias Relacionadas:

2002-07-31 - Mercado mundial de servidores cresce pouco no segundo trimestre de 2002

2002-05-14 - Sun aproxima-se da IBM no mercado norte-americano de servidores